5 melhores distribuições Linux para navegar anônimo e com segurança

Nos dias de hoje, segurança e privacidade se tornou um fator importantíssimo em meio as inúmeras violações de privacidade que enfrentamos pelos governos. Além disso, os principais sistemas operacionais não nos oferecem conforto e garantia de segurança e privacidade. Em meio a tantas notícias de vazamento de dados pessoais, e espionagem, temos que procurar outras alternativas e ferramentas que realmente nos proporcione uma navegação segura sem colocar em risco a nossa privacidade.

Em meio a inúmeros questionamentos de que os principais sistemas operacionais do mercado a exemplo do Windows, não são seguros, sistemas baseados em Linux estão ganhando cada vez mais espaço no mercado de SO. Uma das principais características das distribuições Linux, é a proteção e preocupação com a privacidade dos seus usuários. Por se tratar de um sistema de código aberto, fica mais fácil especialistas modificarem o sistema de acordo com a necessidade de cada usuário, também é possível fazer inúmeras melhorias na segurança do sistema.

Se você busca navegar com segurança e “100% de anonimato” na internet, você precisa conhecer a nossa lista com as melhores distribuições Linux para navegar anônimo na WEB. Confira a lista abaixo:

Melhores distribuições Linux para navegar anônimo

1. Tails

Essa distribuição Linux ficou muito famosa no mundo da tecnologia, depois de ser recomendada pelo ex-consultor de segurança da NSA e hoje foragido do governo americano Edward Snowden. Tails é um sistema live que tem como objetivo preservar sua privacidade e anonimato. Ele te ajuda a utilizar a Internet de forma anônima e evitar a censura em praticamente qualquer lugar e qualquer computador sem deixar rastros, a não ser que você explicitamente peça que ele o faça.

É um Sistema Operacional completo projetado para ser usado a partir de um DVD, memória USB ou cartão SD e funciona de forma independente do sistema operacional original do computador. É um Software Livre baseado no Debian GNU/Linux. Tails vem com diversas aplicações pré-configuradas tendo em mente a segurança: navegador web, cliente de mensagens instantâneas, cliente de correio eletrônico, suíte de escritório, editor de imagens e som, etc.

Tails força todas conexões do sistema a passarem pela rede de anonimato TOR, dessa forma fica praticamente impossível que descubra o seu IP na rede.

2. Whonix 

Whonix é uma distribuição GNU/Linux baseada em Debian com foco em segurança e privacidade. Seu objetivo maior é assegurar privacidade, segurança e anonimato no acesso à internet.

Sua utilização se dá através da execução, em máquinas virtuais separadas, de dois sistemas operacionais Debian GNU/Linux fortemente reconfigurados. O primeiro, chamado de “Gateway”, é o responsável pela conexão segura e anônima à internet exclusivamente através da rede Tor. É na segunda máquina virtual, chamada de “Workstation” (estação de trabalho), que o usuário realiza seu trabalho normal, tendo à disposição todos os pacotes de programas oferecidos pela distribuição Debian GNU/Linux. Todas as comunicações da “Workstation” com a internet são forçadas através da segunda máquina virtual, o “Gateway”, de modo a evitar o vazamento do verdadeiro endereço IP do usuário.

Segundo o website do projeto, com o uso do Whonix “os vazamentos de DNS são impossíveis, e nem mesmo malware com privilégios de superusuário é capaz de encontrar o endereço IP real do usuário”. Disponível em versões para Qubes, KVM (Linux) e VirtualBox (Linux, Windows e Mac OS).

3.  Linux Kodachi 

O sistema operacional Linux Kodachi baseia-se no Debian 8.5, que lhe fornecerá um sistema operacional seguro, anti-forense e anônimo, considerando todos os recursos que uma pessoa que está preocupada com a privacidade precisaria ter para ser segura. Kodachi é um sistema operacional, que possibilita você iniciar em qualquer computador a partir de um DVD, pendrive USB ou cartão SD. Destina-se a preservar a sua privacidade e anonimato.

4.  TENS 

A Trusted End Node Security (TENS) é um CD live é baseado em Linux com o objetivo de permitir que os usuários trabalhem em um computador sem o risco de expor suas credenciais e dados privados a malware, keyloggers e outros problemas da era da Internet.

Ele inclui um conjunto mínimo de aplicativos e utilitários, como o navegador Firefox e um assistente de criptografia para criptografar e descriptografar arquivos pessoais. O CD live é um produto produzido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e faz parte da Iniciativa de Proteção de Software dessa organização.

5.  IprediaOS

IprediaOS é um sistema operacional rápido, poderoso e estável baseado na distribuição Fedora Linux que fornece um ambiente anônimo na Internet (e-mail, chat, compartilhamento de arquivos). Todo o tráfego de rede é automático e transparente, criptografado e anônimo. Muitas aplicações estão disponíveis em IprediaOS, incluindo emails, peer-peer, bittorrent, IRC e outros.

Deixe uma resposta